logo-site
08 04

Por que as pessoas que estão meditando ficam falando “om”?

Você sabe por que as pessoas quando meditam ficam falando essa expressão?

A meditação tem como objetivo fazer com que a pessoa se “desligue” do mundo exterior. Os mais antigos relatos sobre meditação foram encontrados na civilização egípcia. Maias, indianos e outros povos também se destacaram na prática. Apesar da associação com as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.

A meditação pode ser praticada por diversos motivos: desde o simples relaxamento até a busca pelo nirvana. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, autodisciplina e equanimidade. O famoso “nirvana” que é buscado através de meditação seria um estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual.

Mas existe algo que deixa muitas pessoas com dúvida. Por que durante a meditação muitas pessoas ficam dizendo “om”?

Mantra

8

Quando você vê a combinação de: posição de lótus, música instrumental e alguém falando “om”, você já pensa em meditação não é mesmo? Só que a meditação é bem mais do que isso. O “om” que você escuta faz parte do mantra. O mantra é uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito, uma tradicional língua da Índia.

O mantra é o som que é recitado ou cantada repetidamente pelas pessoas que fazem meditação. O termo significa ‘controle da mente’. O mantra é repetido como forma de auxiliar a concentração durante a meditação. São apresentados alguns mantras como ‘Namo Amito’ (glória a Buda), ‘Om Sri Shanaishwaraya Swaha’ (Om e saudações a Saturno, o planeta dos ensinamentos), entre outros. No ocidente, a maioria das pessoas acabam encurtando os termos e falando só “Om”.

Como meditar

9

Para meditar você deve procurar um local silencioso, arejado e limpo. Depois você precisa ficar em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover. As posições mais usadas são as de se sentar com as pernas cruzadas (posição de lótus) ou deitar com a barriga para cima, as pernas esticadas e os pés juntos.

Após se acomodar, basta controlar sua respiração, escolher o seu mantra e libertar seus pensamentos. Quem sabe você não consiga alcançar o nirvana?

Gostou do Post? Compartilhe:
Deixe seu comentario