logo-site
08 04

Por que se dá o nome de “fila indiana” a uma fila organizada com as pessoas umas atrás das outras?

Filas estão presentes em muitas coisas do nosso dia a dia, podendo ser a fila para um show, para ser atendido no banco, na lotérica, para entrar na sala de aula no primário, até mesmo para usar o banheiro em uma festa ou um engarrafamento na hora de ir pro trabalho.

2112-620x360

Em 1500 quando os portugueses descobriram o Brasil, perceberam que os índios que aqui viviam tinham uma maneira muito interessante de se locomover pela mata e também de se esconder de outras tribos inimigas, todos andavam um atrás do outro para que o primeiro abrisse caminho mata a dentro e também para não deixar vestígios de sua passagem pelo território de alguma tribo inimiga.

2210

Quando os índios estavam em uma área de alguma aldeia inimiga, andavam em fila pisando nas pegadas de seus companheiros até que o ultimo apagasse as pegadas produzidas pelo primeiro, assim as elas não poderiam ser vistas e também seria garantido que nenhuma ficaria perdida, dessa maneira ninguém saberia que eles passaram por lá.

Os portugueses resolveram chamar essa formação de fila indiana pelo mesmo motivo que chamavam os nativos de índios, porque acabaram se perdendo no caminho para a Índia e chegaram na América, mais especificamente no Brasil.

Hoje a fila indiana é sinônimo de organização e ética, pois ela é usada em situações onde é preciso ter paciência para ser atendido na hora certa e também ser educado sabendo esperar a sua vez sem tentar “furar a fila” de ninguém.

Gostou do Post? Compartilhe:

1 Comentario

  1. Junior 25/11/2016

    Assunto interessante.
    Mas quando se refere a “Índios” não seria o correto dizer fila indígena ?

Deixe seu comentario